Introdução
Seja bem-vindo a este “blog”!
O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.
Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.
Meus dados biográficos:
Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.
Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.
Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
"Alegria do dever cumprido"
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
"Lembranças de Natal"
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
"A Lição Maior"
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
"Dialogar é preciso"
Que essa reflexão possa ajudar a todos nós, que somos pais e temos responsabilidades junto à comunidade, a meditar sobre as reações humanas e melhor compreender as atitudes daqueles com quem convivemos. Cada um de nós é diferente do outro, pois, a rigor, ninguém conhece ninguém tal como ele é na profundidade do seu ser. Por isso, toda pessoa humana merece respeito e compreensão. Ninguém pode condenar o outro, sem risco de estar errando, através de juízos sempre incompletos e precipitados!
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Tributo a Wilson Jóia
terça-feira, 30 de outubro de 2012
"Hierarquia de Valores"
Borda da Mata, 30 de outubro de 2012.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
"A resposta das urnas"
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
"O melhor ensinamento"
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
"Reconhecimento ao mérito"
domingo, 23 de setembro de 2012
"Voto responsável"
Competência é um dom natural de inteligência e preparo para o cargo. Honestidade é a dignidade, a decência, a integridade moral da pessoa. Espírito público é a vontade de servir, de trabalhar por melhor qualidade de vida do povo, através de grandes realizações para o bem comum de todos.
Estes são os critérios que devem conduzir a nossa opção honesta e sincera. Importa que a nossa escolha recaia sobre aqueles homens e mulheres que realmente tenham qualidades indispensáveis e o desejo de bem servir à coletividade.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
"A virtude está no meio"
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
"A Escola da Vida"
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
"O grande esportista Messias"
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
"Quando o fim é progredir"
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
"A riqueza da simplicidade"
Gustavo Dantas de Melo
(Crônica extraída de meu livro "Reflexões", editado em 2001, edição APMP, págs. 29/30)
domingo, 29 de julho de 2012
"O Melhor da Festa do Milho"
- “Para Lennon e MacCartney” (Milton Nascimento);
- “Feito Borboleta” (Fernando Guimarães)
- “Pé de Paz” (Gabriel da Silva Rocha, Vítor Eduardo Santos Couto e Poli Brandani).
- “Cidade Bem Cuidada” (Helen Aparecida Pereira, Ana Luiza Silva Leopoldino, Grazielly Luísa dos Santos, Vitória Ketehen Ribeiro Moreira e Poli Brandani).
- "Mandu" (Poli Brandani).