Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Alegria do dever cumprido"


          A marcha implacável do tempo está sepultando o velho ano de 2012, com os seus bons e maus momentos. É hora de se dar um balanço nas atividades desenvolvidas ao longo do ano e fazer uma revisão necessária para prosseguir a jornada.
Logicamente não foram só rosas, mas os espinhos também nos machucaram os pés no caminhar do dia a dia. As rosas, com seu perfume inebriante, foram as muitas alegrias e estímulos que sentimos ao longo do ano, mercê da bondade do Senhor. E os espinhos foram as tristezas das decepções e mágoas normais do relacionamento cotidiano. Mágoas causadas pelo egoísmo, característica do ser humano que busca o próprio interesse e não percebe a prática da injustiça e do desamor. Tudo, porém, já está superado pelo perdão, que é redentor. O rancor não faz bem ao coração. É melhor esquecer, mesmo porque de criaturas humanas, com suas falhas e limitações, não se pode esperar a perfeição.
          O mais importante é podermos sentir no íntimo a sensação de paz que traz a alegria do dever cumprido. É ter a certeza de que trabalhamos muito em 2012, principalmente pela comunidade, dando continuidade ao Projeto “Construir Vidas” da Guarda Mirim Irmã Martha.
          Sabemos que 2013 será um ano difícil para a entidade. Alguns recursos necessários à sua manutenção vão ser cortados. Precisamos mais do que nunca da compreensão daqueles que pagam imposto de renda, para direcionar ao FIA, em abril próximo, parte do imposto devido ao governo federal. A própria lei faculta esse gesto em favor das crianças e adolescentes de nossa cidade. Mas, por incrível que pareça, muitos preferem mandar essa parcela disponível do seu IR para Brasília do que deixá-la em Borda da Mata. É pena tamanho desperdício de recursos!
         É hora de agradecermos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, ao Prefeito, aos nossos empresários e colaboradores, diretos e indiretos. Todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram na manutenção da Guarda Mirim. E, felizmente, foram muitos os que nos prestigiaram, reconhecendo o valor e alcance social desse notável trabalho de promoção de vidas.
         Estamos perto de completar 23 anos de existência. Nossa Diretoria e Conselho Fiscal são constituídos de elementos capazes e probos, dispostos a dar continuidade a esse relevante trabalho voluntário. Deixar de apoiar a entidade, podendo fazê-lo, sem qualquer ônus financeiro, é um pecado de omissão, grave e imperdoável.
          Nesta oportunidade, queremos desejar a todos um Próspero e Feliz 2013, sob as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora do Carmo! Que a saúde conserve em cada um a alegria de viver e que todos os seus sonhos e projetos se transformem em realizações!
          Borda da Mata, 26 de dezembro de 2012.
          Gustavo Dantas de Melo