Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



domingo, 15 de julho de 2012

Por que Edmundo deve ser reeleito?

        Com a aproximação das eleições, o assunto em pauta é a sucessão municipal. Um de meus melhores amigos, que não me autorizou a revelar seu nome, fez comentários elogiosos a atual administração, uma das melhores de nossa história política. A seu ver, considerando minha atuação jornalística nos últimos anos, julgava necessária minha manifestação a respeito.
De fato, acabei reconhecendo que a crítica do amigo era procedente. A gratidão talvez seja o mais nobre dos sentimentos humanos. Borda da Mata recebeu inúmeros benefícios da atual administração. Por este motivo, o mínimo que nós bordamatenses podemos fazer é expressar ao benfeitor o nosso agradecimento.
Quando o cirurgião dentista, Edmundo Silva Júnior, iniciou sua campanha política nas eleições municipais de 2008, seus adversários jamais imaginaram fosse possível que ele conquistasse tão surpreendente vitória. Parecia-lhes inacreditável, mas as urnas revelaram a consagração popular do jovem político.
Eleito, o novo prefeito, sabiamente, sem preconceitos, compôs sua competente equipe de governo e colocou ordem na casa. Adotou as providências necessárias em todos os setores da administração, tornando-se excelente gestor público; enfim, uma grata revelação como prefeito modelo, dinâmico, honesto, inteligente e capaz. Sua dedicação foi total. Contra fatos não há argumentos. Suas obras estão aí, enchendo os olhos de todos nós, que sentimos justificado orgulho do prefeito que temos.
Sabemos que a Política, com “P” maiúsculo, é a arte de promover o BEM COMUM da sociedade. Este tem sido o objetivo maior, a finalidade do trabalho incansável da atual administração. Foram muitas as realizações em benefício de nossa querida população, especialmente no setor educacional. Acabamos de participar das inaugurações da ampliação e reforma da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, da ampliação e reforma da Escola Municipal Antônio Marques da Silva, no Bairro da Santa Cruz e da inauguração do Proinfância, CEMEI Ana Cabral dos Santos. São novos cartões de visita de nossa cidade, além de nossas lindas e bem cuidadas praças. Vieram somar-se à beleza e excelência das instalações do Colégio Nossa Senhora do Carmo, do Hospital Geriátrico de primeiro mundo e de nossa Basílica Menor da Virgem do Carmo, monumento de fé e religiosidade de nosso povo.
Borda da Mata virou um canteiro de obras, que estão por aí para quem quiser enxergar, transformando a fisionomia de bairros e distritos de nosso município.
Unanimidade política é impossível alguém conseguir. Entretanto, a despeito do uivo de invejosos a arquitetar suas costumeiras intrigas e injúrias, nosso prefeito com certeza terá o reconhecimento da maioria absoluta da população. Assim, a reeleição de Edmundo Silva Júnior deverá ser o meio natural de expressão do agradecimento popular a um dos melhores prefeitos de nossa história política.
Já vai longe a época do eleitor de cabresto, do pau mandado, dos currais eleitorais. Vivemos outra era na vida política, de consciência cívica do povo contra o câncer da corrupção. O eleitor está mais informado e conhecedor do valor imenso de seu voto. Sabe distinguir quem na realidade pretende prestar serviços à população e não se servir no exercício do poder público.
Acreditamos que o povo da nossa terra saberá muito bem separar o joio do trigo. Cremos, principalmente, que nossa gente, em sua imensa maioria, possui princípios religiosos e trilha os caminhos da honestidade. Aprova e aplaude o administrador capaz e honrado. Agora que a casa está em ordem, desejará a permanência do seu prefeito, para dar continuidade ao seu excelente trabalho. É a garantia de mais quatro anos de progresso e de muitas outras realizações.
Finalmente, por tão justa causa, apesar dos dissabores previsíveis na campanha eleitoral, prazerosamente atendo a sugestão de meu prezado amigo, elaborando esta matéria em favor da reeleição do prefeito Edmundo Silva Júnior. Com certeza, a defesa desta causa está em perfeita sintonia com o desejo de todos os bordamatenses que colocam o bem de Borda da Mata acima dos partidos e dos interesses pessoais. Acredito, sem qualquer dúvida, seja esta a legítima vontade de nossa gente.
Quem viver verá o resultado das urnas...
Borda da Mata, 15 de julho de 2012.
Gustavo Dantas de Melo
(OBS: Esta matéria que foi publicada, nesta data, pelo jornal “A Cidade” de Borda da Mata/MG, na verdade foi entregue por mim ao periódico, em junho, antes da realização das convenções partidárias. Tanto isto é verdade que nenhuma alusão fiz à candidata a vice, Dra. Rosângela Lucinda Rocha Monteiro, pessoa que muito admiro e respeito. Também devo esclarecer que no conteúdo da matéria jamais pretendi fazer qualquer alusão ao Dr. Vicente Batista dos Santos, meu particular amigo, companheiro de partido e colega de profissão, cuja candidatura a prefeito ainda inexistia e somente veio enriquecer o pleito municipal).