Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"É Tempo de Esperança"

        Mais um ano se passou no calendário da nossa existência. Em sua trajetória, nosso barco andou navegando em ondas, por vezes calmas, por vezes revoltas como a tempestade que castiga a embarcação ameaçada de naufrágio. Mas, apesar de tudo, persistiu em sua rota e felizmente, ao final da jornada, navio e tripulação aportaram em terra firme. Tudo acabou bem como nas novelas.
         Agora, no limiar de um ano novo, é tempo de planejamento. Balanço das nossas atividades, ações e omissões, o que fizemos e o que deixamos de fazer. Foram muitas as realizações, os objetivos alcançados; mas, por outro lado, também nos defrontamos com os insucessos, decepções e erros cometidos. Tudo teve muito valor e foi para nós muito importante! Os fatos vivenciados no ano que finda constituem sempre um rico aprendizado de experiências bem ou mal sucedidas.
         É tempo também de renovação das esperanças. Acreditar sempre em nossas potencialidades. Acreditar que, com pequenas correções de rumos e falhas, poderemos retomar as atividades com total possibilidade de êxito. As dificuldades serão superadas, com força de vontade e perseverança. Afinal, sem elas não haveria graça. São elas que dão sabor à vida, pois vale a pena enfrentá-las e sentir a alegria da superação dos obstáculos. O importante é continuar caminhando, com a certeza de que estamos na rota certa. A vitória é apenas uma questão de tempo.
         O ano de 2012 foi cheio de lutas. Não foi fácil, mas tivemos a alegria de vencer todas as batalhas em que nos empenhamos. É certo que pudemos contar com a compreensão e apoio dos familiares, amigos e colegas de trabalho profissional e voluntário. Sobretudo, Deus esteve ao nosso lado em todos os momentos. Foi muito bom sentir que valeu a pena a luta para a concretização dos ideais que abraçamos, por uma cidade mais fraterna e um mundo melhor!
         Quando as cortinas do Ano Velho se fecharam, no horizonte do tempo cintilou a luz do Ano Novo que se iniciou, ao espocar de belíssima e demorada queima de fogos, anunciando a sua chegada. Houve motivos de sobra para a alegria que sentimos em tão importante comemoração.
         Oxalá 2013 seja um marco na história de Borda da Mata, de Minas e do Brasil! Que os corruptos recentemente condenados sejam efetivamente recolhidos na prisão, para que a Justiça não seja desmoralizada e sirva de exemplo para os maus políticos.
         Que o mundo reencontre, finalmente, os caminhos da paz e os povos possam se dar as mãos, abandonando seus projetos homicidas, dispostos a baixar suas armas de destruição e morte!
         Que os homens de todas as nações aprendam a respeitar os direitos, a honra e a dignidade dos outros, seus irmãos! Aprendam também a amar a liberdade, a paz e a cultuar os valores eternos e duradouros!
          Borda da Mata, 09 de janeiro de 2.013.
          Gustavo Dantas de Melo