Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



terça-feira, 24 de abril de 2018

CONSELHOS DO PAPA FRANCISCO


"DICAS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ" 
Alegro-me de trazer para os amigos belíssima receita de paz e felicidade de autoria do nosso santo e amado Papa Francisco. Deliciem-se com a matéria. 
"1.  Viva e deixe viver
Há uma velha expressão italiana que diz: "Viva e deixe viver". Isso significa não guardar rancor e apenas seguir em frente. A vida é muito curta para guardar qualquer animosidade em relação aos outros. Tente não julgar ninguém e simplesmente aceitar as pessoas pelo que elas são.
2) Dê de si mesmo aos outros
Seja mais generoso com os outros e menos afastado. Se alguém pede sua ajuda, considere-se abençoado por ter sido a primeira pessoa em quem eles pensaram. Tente ouvir mais e falar um pouco menos sobre si mesmo.
                 3) Tenha calma
         Não tire conclusões ou tome decisões precipitadas antes de pensar por alguns momentos. Tente evitar "ganhar" argumentos, porque você acabará perdendo muito mais em troca. Viva um dia de cada vez e não apresse a vida antes que ela aconteça.  
                 4) A importância do lazer
         Passe mais tempo brincando com seus filhos e menos tempo na frente dos aparelhos de televisão e computador. O Papa afirmou que "o consumismo nos trouxe ansiedade". A vida fora de casa pode fazer maravilhas por você e seus entes queridos. Planeje viagens emocionantes para visitar museus, locais históricos, jardins botânicos e até mesmo eventos esportivos.
 5) Domingo deve ser feriado 
         A maioria de nós trabalha longas horas extenuantes durante a semana, muitas vezes deixando muito pouco tempo para passar com nossas famílias. O Papa considera que os trabalhadores devem ter o direito de folga aos domingos, a fim de passar mais tempo com suas famílias.
                  6) Encontre maneiras inovadoras para criar postos de trabalho dignos para os jovens
                     O traço mais importante que qualquer jovem pode ter é a ambição. Adolescentes passam por momentos muito difíceis e confusos em suas vidas. Eles podem ser conduzidos a uma direção positiva tanto quanto rapidamente podem trilhar o caminho errado. É crucial criar oportunidades de emprego para manter os adolescentes ocupados positivamente e satisfeitos.
               7) Respeite e cuide da natureza
       A poluição não só é má para o ambiente, mas também para nossas almas. Há muitas praias e florestas que estão cobertas de lixo. O excesso de resíduos pode prejudicar e matar animais inocentes. Sempre as limpe quando for embora, e jogue fora o lixo de outras pessoas também. Você estará fazendo à Mãe Natureza um grande favor!
Também pode lhe interessar:
               8) Deixe de ser negativo
        As pessoas que insultam os outros estão muitas vezes compensando sua falta de auto-estima. Em vez de colocar os outros para baixo, tente edificá-los e incentivá-los. A motivação é a força motriz da produtividade e do sucesso. Tente olhar para o lado positivo das coisas e mantenha uma visão positiva da vida. Sorria mais vezes também.
                 9) Não ao proselitismo: respeite as crenças dos outros
         A pior coisa que você pode fazer é forçar a sua religião ou crenças sobre os outros. Ninguém gosta de ser intimidado a acreditar em algo, independentemente do quanto você acredita nisso. Sempre respeite as crenças dos outros e eles irão respeitá-lo muito em troca. O Papa continuou dizendo que "Nós podemos inspirar os outros através do testemunho, para crescermos junto com a comunicação. Mas o pior de tudo é o proselitismo religioso, que paralisa".
                10) Trabalhe pela paz
        Embora a paz mundial possa ser um pouco demais para sonhar, você ainda pode se esforçar para manter uma atitude pacífica com os outros e consigo mesmo. Tente evitar discussões desnecessárias ou qualquer outra coisa que possa causar tensão no grupo familiar. Lembre-se, a chave para uma vida pacífica está em casa."