Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



sábado, 6 de abril de 2013

"Mude Seus Hábitos"

           “O poder de transformar sua vida para melhor está dentro de você. Basta sintonizar os canais certos” (Mel Aitak)
            Sempre adotei o otimismo como regra de vida. Nada de pensamentos negativos. Temos dons e potencialidades imensas que Deus nos concedeu, gratuitamente. Basta direcionar a nossa força e capacidade na direção almejada. Acredito ser este o motivo pelo qual consegui transformar sonhos em gratificante realidade.
            Ontem, encontrei uma crônica genial da colunista MEL AITAK, mestre em Reiki, terapeuta holística e estudiosa dos temas ligados à espiritualidade. Esta página de luz, intitulada “Mude seus Hábitos”, foi publicada na Revista “Ana Maria”, edição de 29/03/2013, página 25.
            O que é bom deve ser amplamente divulgado. Muitos, em sintonia  com a força emanada do pensamento positivo, poderão descobrir o caminho do sucesso, transformando suas vidas para melhor.
            Animado por esse propósito, peço vênia à autora para trazer aos meus leitores a preciosidade de sua lição:
            “Nossa capacidade de transformar a realidade é imensa. Segundo Lauro Trevisan, no livro O Poder Infinito de Sua Mente (Ed. Mente), ela age gerando “um estado de paz ou agitação, de alegria ou tristeza...”. Diz ainda que pensamentos de fracasso atraem fracasso; de alegria, alegria; e assim por diante.
            De fato, isso acontece porque, em harmonia, a mente gera uma vibração de bem-estar. O contrário – ou seja, uma mente em desarmonia, carregada de pensamentos negativos – gera um estado de excitação péssimo. Perdemos o ânimo, o foco, a paciência e a vontade de lutar por nossos objetivos. Tudo perde a graça. Ficamos frágeis até fisicamente, abrindo espaço nos campos físico, mental e espiritual para ataques de todos os tipos.
            Percebeu o poder concentrado dentro de você? Esse tema me faz lembrar um texto maravilhoso, conhecido como Divina Escada (há versões dele na internet). Assinado por Maha Chohan, ele mostra que cada pessoa ganha, ao nascer, uma escada que deverá percorrer durante sua vida.
            Desde o mais baixo lugar, vai percorrê-la, passo a passo.” O texto diz ainda que, mesmo sendo “a minha estreita e a tua alargada, sozinho chego a Deus por minha própria escada. A de ninguém posso pedir, nem a minha emprestar. Com o esforço em subir na sua, cada um tem que arcar...”
            Deus nos dá inteligência ilimitada e todo o poder para transformar nossa realidade. Oferece ainda um coração capaz de se apaixonar por uma causa. Que tal, então, começar agora a focar sua mente para construir uma realidade melhor à sua volta? Vibre positivo! Tenho certeza de que vai ser mais fácil até dar conta da sua escada...
            Borda da Mata, 06 de abril de 2.013.
            Gustavo Dantas de Melo