Introdução
Seja bem-vindo a este “blog”!
O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.
Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.
Meus dados biográficos:
Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.
Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.
Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.
domingo, 29 de novembro de 2015
"CONSELHOS DE MESTRE"
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
A CURA DO CORAÇÃO
Cumprindo o objetivo de meu "blog", buscando incentivar os amigos à leitura prazerosa e construtiva, extraí alguns trechos que evidenciam a riqueza desta obra monumental. Vejam:
"Está sendo cada vez mais difícil amar. Justamente quando o mundo dos homens está tão carente de amor, e quando o amor poderia ser a solução para todos os problemas da humanidade, está sendo tão difícil amar. Cada vez mais difícil...
A imensa crise religiosa do mundo atual é uma crise do amor,
porque não mais se crê em Deus. Não há amor para com Ele e para com tudo aquilo que lhe pertence: o homem e o mundo criado. Daí surgem as devastações do homem e da natureza. É a falência do amor.
Vivemos num mundo ao mesmo tempo fascinante e aterrador. Fascinante, se olharmos para o progresso científico e tecnológico. Aterrador, se volvermos os olhares sobre a situação do homem. As guerras por interesses econômicos; a fome de dois terços da humanidade; a exploração do homem pelo homem; as doenças dizimando milhões de seres humanos; o fantástico fantasma dos tóxicos; a imoralidade e a violência invadindo os lares; as leis incríveis para destruir o que há de mais sagrado, a vida.
O homem se lança desenfreado para o prazer. Os prazeres de toda ordem: o prazer dos prazeres imorais, o prazer das riquezas, o prazer do poder, o prazer da vaidade, o prazer da subversão e da corrupção, o prazer da automentira, prazer da destruição dos valores do passado, o prazer de fazer o outro sofrer.
Desenfreado, o homem busca a felicidade onde ela não se encontra. O próprio desenfreamento é o sintoma de que o homem se sente infeliz. Infeliz porque não tem amor. Não vê e não vive o amor, como mola mestra de sua vida, de seus relacionamentos. Nesta situação os corações ficam cada vez mais frios e feridos...
O pior é que ningém vê, ninguém abraça e nem aplica a solução. Nem a nível pessoal, nem familiar, social, nacional e mundial. Jesus apontou a solução. Ensinou-a e determinou-a, até como mandamento. A SOLUÇÃO É O AMOR. Sim, o amor como Jesus o viveu, o ensinou e o determinou. O amor cristão aquece os corações frios e cura os corações feridos. Aliás, esta foi e continua sendo a missão de Jesus..."
Caros amigos, espero que tenham gostado da amostra de tão importante obra. De fato, são lições de luz, a expressão da mais pura VERDADE. E a verdade sempre nos conforta, encanta e seduz.
Bom final de semana!
Borda da Mata, 30 de outubro de 215.
Gustavo Dantas de Melo