Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



domingo, 1 de janeiro de 2012

"Sonhar é preciso, mas agir é fundamental"

           Ano Novo é tempo de refletir e meditar sobre o que conseguimos realizar no decorrer do ano que passou celeremente. Se porventura houve falhas, é importante reconhecer humildemente os erros e encontrar meios de corrigi-los.
Ainda há pouco tempo atrás, comemorávamos o início efetivo do novo milênio e término do século vinte. É o retrato da vida que passa como um sonho fugaz. De fato, apenas um século é o bastante para que todos nós, que vivemos em nossa querida Borda da Mata, já tenhamos partido para a eternidade. Equivale dizer que, em 2.112, certamente ninguém de nós estará vivo aqui, nem mesmo os que acabam de nascer. Estou mencionando um século, mas apenas 50 anos bastariam para renovar a maioria da população.
          Isso vem demonstrar que precisamos reconhecer nossa fragilidade. É necessário nos despirmos de qualquer sentimento de vaidade, orgulho e egoísmo, porque daqui somente levaremos o bem que conseguirmos concretizar. Como sempre diz, com inteiro acerto, meu irmão Agenor de Mello Filho, “caixão de defunto não tem gaveta”.
          É hora de ação concreta. É importante sacudirmos a tentação de ir adiando para amanhã a execução de planos e sonhos. Basta de acomodação e vamos partir para a realização de nossos projetos, aqui e agora, enquanto temos tempo e saúde! Amanhã talvez não tenhamos a mesma disposição e vontade de concretizar o que temos em mente e a frustração será inevitável.
Estou falando principalmente para mim mesmo. Por exemplo, tendo várias matérias publicadas em meu “blog”, poderei reuni-las – quem sabe- em “Novas Reflexões”. Tenho ainda outro projeto de livro, “Direito ao Alcance de Todos”, já no prelo e que venho protelando. Preciso reformular o meu trabalho e encontrar um meio de tornar realidade estes desejos. “Sonhar é preciso, mas agir é fundamental”.
         Tenho ainda muitos outros planos, principalmente com relação à Guarda Mirim Irmã Martha, essa maravilhosa entidade da qual ainda sou um dos diretores. A instituição, credenciada por seus trabalhos há mais de 22 anos, precisa muito do apoio dos políticos, empresários e do povo, para construir sua sede própria e nela instalar-se um grande galpão industrial, para o ensino profissionalizante dos adolescentes em geral.
          O projeto idealizado, nos moldes da co-irmã de Amparo/SP, compreende área de lazer e esporte, além de auditório para palestras e encontros com os guardinhas e seus familiares. O terreno amplo – mais de 2.000 m2 - já foi doado à entidade, ao lado da nova construção da APAE, pelo nosso saudoso sócio benemérito, Senhor José Lauro Megale. Portanto, meio caminho andado.
          Sem qualquer dúvida, esta obra é absolutamente necessária e, com certeza, poderemos também contar com a ajuda da instituição paulista “Pró mais vida”, que em Amparo/SP, fez importante doação de materiais de construção, cozinha industrial e praticamente mobiliou a sede daquela Guarda Mirim.
          A realização deste sonho depende apenas da vontade política de buscar os recursos necessários para tão importante obra. Indiscutível seu elevado alcance social para os adolescentes bordamatenses, pois se trata de prioridade das mais autênticas que dignificaria qualquer administração.
          Aproveito o ensejo, para apresentar a cada um dos nossos prezados leitores meus sinceros votos de PRÓSPERO ANO NOVO.
          Borda da Mata, 01 de janeiro de 2012.
          Gustavo Dantas de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário