Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pensamentos e quadras para meditação

"Quem deixa de plantar felicidade nos caminhos do mundo, perde a maior oportunidade de cultivar o canteiro de sua própria felicidade"

"Buscar a felicidade,
No dinheiro é erro atroz.
Como buscá-la fora,
Se está dentro de nós!"


"O renomado matemático Einstein, agradecendo o que encontrara na obra do físico Isac Newton, reconheceu: 'Eu vi tão longe porque subi nos ombros de um gigante'."

"Reparta os bens da vida
Especialmente com quem sofre,
Pois riqueza repartida
Volta sempre ao nosso cofre."

"Benditos os mortos que não morrem, porque continuam a viver em suas obras meritórias e a sobreviver no coração dos vivos agradecidos." (Constantino Palleta)

"O amor é a moeda
De valor mais elevado
E que nunca sofre queda,
Por mais que se gaste no mercado." (Medagus)

"O vício nos impõe quatro pesadíssimos impostos: perda de tempo, perda de estímulo, perda da saúde e perda de dinheiro."

"Sorriso, moeda corrente
Do  bom humor, da alegria.
Sorriso, moeda que a gente
Deve esbanjar noite e dia."

"A bondade é o único emprego de capital que nunca falha e que jamais vai à falência."

"Mãe, nome abençoado
Que falamos com amor,
Se está a nosso lado,
Logo passa a nossa dor." (Medagus)

"Devemos aprender a não medir o valor do homem por sua conta bancária, pelo preço do seu carro, mas, unicamente, pelo seu comportamento." (Martin Lufter King)

"Teus olhos dizem-me tudo...
Saibas que posso entendê-los,
Ainda que sejam mudos,
'Tu me amas', posso lê-los!" (Medagus)

 "Se não tens um amigo que te diga os defeitos, paga um inimigo para que o faça!" (Pitágoras)

"Não vá, aqui os seus dias
Serão bem mais serenos,
Pois na terra natal,
A própria dor dói menos." (Medagus)

"Não pergunte o que a Pátria pode fazer por você, mas sim faça o que você puder por ela." (Jhon Kennedy)

"Dizem que o amor é cego,
Porém é cego a jeito;
Quem ama vê qualidade,
Mas não enxerga defeito."

"Se você está cansado de trabalhar, deve lembrar-se daquele que perdeu o emprego."

"Quisera ser um barco e velejar
Nas ondas dos teus cabelos morenos,
No porto do teu colo atracar,
Beijando teus lindos olhos serenos!"

"A vida é como um regato; perderia o seu encanto, se retirássemos as pedras do seu fundo."

"Fiz na vida um estudo,
Desta verdade  sagrada:
O nada, com Deus, é tudo
E o tudo, sem Deus, é nada!"

"Coragem, vá em frente! Nos patamares da subida da montanha há sempre uma parede de flores."















2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG. COMO SUA EX ALUNA, SINTO-ME FELIZ EM CONSTATAR QUE AINDA ESTAMOS ,APESAR DE APOSENTADOS,EM DIA COM ESTE MUNDO VIRTUAL.MEU GOSTO PELA LEITURA DE BONS LIVROS E DE TODA LITERATURA , DEVO AO SR E AO SAUDOSO DR PAULO.FORAM MEUS GRANDES MOTIVADORES. QUE SEU BLOG SEJA UM GRANDE SUCESSO E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO-O PARA CONTINUAR PLANTANDO NOS CORAÇÕES BOAS SEMENTES. ABRAÇOS BERENICE FREITAS PORTUGAL

    ResponderExcluir
  2. Tio Gustavinho, parabéns pelo blog!
    O senhor sabe que sou sua fã incondicional... Adorei ver a linda foto de meus pais, Wilson e Maria Luísa, no canto esquerdo da página.
    O senhor tem sido uma pessoa maravilhosa para nós, sempre carinhoso e amigo nas horas mais difíceis. Tenho imensa gratidão pela amizade que nos dedica e agradeço sempre por tê-lo como meu querido tio.

    ResponderExcluir