Introdução

Seja bem-vindo a este “blog”!

O meu objetivo é o de colaborar para a construção de um mundo melhor. Com este intento, pretendo que este espaço seja recheado de pensamentos, poemas, poesias, quadras e textos de minha autoria e de autores diversos.

Espero que a leitura das matérias aqui publicadas lhe tragam descontração e prazer.

Meus dados biográficos:

Gustavo Dantas de Melo, natural de Borda da Mata/MG. Sou filho dos saudosos Agenor de Melo e Maria Dantas de Melo. Casei-me com Maria Jóia de Melo, filha do comerciante Luiz Jóia Orlandi e Maria Delfino Jóia, donos do antigo “Bar do Ponto”, que serviu como o primeiro terminal rodoviário de Borda da Mata. São nossos filhos: Regina Maria (namorado Rafael), Luiz Gustavo (casado com Adriana), Rosana Maria (casada com Darnei) e Renata. Netos, por ordem de chegada: Gabriel, Mariana, Gustavo, Ana Júlia, João Vítor e Ana Luíza.

Advogado, professor secundário e universitário. Promotor de Justiça dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo, tendo sido titular das Comarcas de Bueno Brandão/MG, São Luiz do Paraitinga, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Encerrei a carreira ministerial como Procurador de Justiça de São Paulo/SP. Atualmente, exerço a advocacia em Borda da Mata, minha cidade natal e na região do Sul de Minas Gerais.

Autor da obra “Reflexões”, editada pela APMP, em 2001, uma coletânea selecionada de artigos publicados durante o período em que fui diretor chefe do jornal “A Cidade” de Borda da Mata. Em 2009, trouxe à lume minhas “Farpas do Coração”, um livro de memórias, em que registro fatos vivenciados em quase meio século de vida familiar, social e profissional. Ao mesmo tempo, revelo personagens e acontecimentos pitorescos da querida cidade natal, transmitindo, sobretudo, minha experiência ministerial e vivência na cátedra do magistério universitário, ao abordar temas políticos e jurídicos de manifesto interesse nacional.



domingo, 31 de julho de 2011

Pérolas da Sagrada Escritura

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6, 33)

“Ainda quando andar no meio da sombra da morte não temerei males, porquanto Tu estás comigo...” (Salmos 22, 4)

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? (Salmos 26, 1)

“Senhor, Tu és a minha esperança desde a minha mocidade” (Salmos 70, 5).

“Não Te apartes de mim, Deus meu, volta os Teus olhos em meu socorro!” (Salmos 70, 12)

“Louvai ao Senhor, porque Ele é bom; porque a Sua misericórdia é por todos os séculos” (Salmos 105, 1)

“Olhou-os quando estavam em angústia e ouviu a sua oração” (Salmos 105, 44).

“A resposta branda quebra a ira; a palavra dura suscita o furor” (Provérbios 15, 1)

“Melhor é o pouco com justiça, do que muitos frutos com iniqüidade” (Provérbios 16, 8)

Todas as coisas têm seu tempo e todas elas passam debaixo do céu segundo o termo que a cada um foi prescrito. Há tempo de nascer e tempo de morrer. Há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou... Há tempo de adquirir e tempo de perder... Há tempo de calar e tempo de falar. Há tempo de amor e tempo de ódio. Há tempo de guerra e tempo de paz” (Eclesiastes 3, 1-8)

Quem contou a areia do mar e as gotas da chuva e os dias do século? Quem mediu a altura do céu e a largura da terra, e a profundidade do abismo?” (Eclesiástico 1, 2)

Bem-aventurado o homem que tem uma virtuosa mulher, porque dobrado será o número dos seus anos. A mulher forte é a alegria do seu marido e ela lhe fará encher em paz a carreira dos anos da sua vida. A mulher virtuosa é uma sorte excelente; ela, como um prêmio dos que temem a Deus, será dada ao homem pelas suas boas obras. E estará satisfeito o coração dum e de outro, seja rico ou pobre; o seu rosto ver-se-á alegre em todo o tempo...” (Eclesiático 26, 1-4)

“Passará o céu e a terra, mas não passarão as minhas palavras” (Mt 24, 32)

“Fatigado pelo caminho, sentou Jesus sobre a beira do poço...Veio uma mulher da Samaria a tirar água. Jesus lhe disse: 'Dá-me de beber'... Mas aquela mulher samaritana lhe disse: 'Como sendo Tu, judeu, pedes de beber a mim que sou samaritana? (Os judeus não se davam com os samaritanos)'... Respondeu-lhe Jesus: 'Se conhecesses o dom de Deus e quem é O que te diz 'dá-me de beber' , tu certamente Lhe pedirias e Ele te daria a ti uma água viva'... 'Senhor, porventura és Tu maior do que nosso pai Jacó, que foi quem nos deu este poço?' Respondeu-lhe Jesus: 'Todo aquele que bebe desta água tornará a ter sede; mas o que beber da água que Eu lhe hei de dar, nunca jamais terá sede. A água que Eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna'...” (Jo, 4, 6-14)

“Trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério... Moisés na lei mandou-nos apedrejar a estas tais. Mestre, que dizes Tu? … “Aquele dentre vós que estiver sem pecado, seja o primeiro que a apedreje!... 'Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: 'Ninguém, Senhor.' Então disse Jesus: 'Nem Eu tão pouco te condenarei. Vai e não peques mais!'...” (Jo 8, 3-11)

“Eu sou a videira e vós os ramos. O que permanece em Mim e Eu nele esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

“Já não vos chamo servos, chamei-vos amigos... não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi...” (Jo 15, 15-16).

“Se eu falar a língua dos homens e dos anjos... Se eu distribuir todos os meus bens para sustento dos pobres e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita...” (Cor 13, 1-3)

“Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo...” (Mt 5, 13-14)

“Quando dás esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti... mas não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita...” (Mt 6, 2-3)

“Se tu estás fazendo a tua oferta diante do altar e te lembrar aí que teu irmão tem contra ti alguma coisa, deixa ali tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e depois virás fazer a tua oferta” (Mt 5, 23-24)

“...Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos têm ofendido...” (Lc 11, 4).

“Não há coisa fora do homem que, entrando nele, o possa manchar, mas as que saem do homem... Porque do interior do coração dos homens é que saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, as avarezas, as malícias, as fraudes, as desonestidades, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males vêm de dentro e são os que contaminam ao homem” (Mc, 7, 15-23)

“Senhor, não Te fatigues; eu sou oficial que tenho soldados às minhas ordens, e digo a um, vai acolá e ele vai; e a outro, vem cá, e ele vem... eu não sou digno de que entres em minha casa, mas dize Tu uma só palavra e o meu servo será curado...” (Lc, 7, 6-8)

“Vós chamai-Me Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o sou. Se sendo vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, deveis também lavar-vos os pés uns aos outros, porque Eu dei-vos o exemplo...” (Jo 13, 13-15)

“Dou-vos um novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei...” (Jo 13, 34)

“Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, eu vo-lo teria dito...” (Jo 14, 2)

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim... Senhor, mostra-nos o Pai... 'Quem Me vê a Mim, vê também o Pai... Não credes que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim?”' (Jo 14, 6-11)

“A paz vos deixo, a minha paz vos dou e eu não vô-la dou como a dá o mundo...” (Jo 14, 27)

“Vós haveis de ter aflições no mundo, mas tende confiança, Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33)

“Pai, a minha vontade é que onde Eu estou, estejam também comigo aqueles que Tu me deste, para verem a Minha glória... porque Me amaste antes da criação do mundo...” (Jo 17, 24)

         OBS: Os grifos, nas pérolas da Palavra de Deus, são meus, para sinalizar o que mais me chamou a atenção.

        Amigos, peço vênia para dizer-lhes: O EVANGELHO É A CARTA QUE O SENHOR ENVIOU PARA NÓS e muitas vezes ainda não a lemos, com o devido cuidado.

         Abra a carta e medite, porque ela contém palavras de vida!

         Borda, 31/07/2011.
  
         Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário